domingo, 21 de junho de 2009

O 4-3-3 funciona no Verdão?

É impressionante o numero de Palmeirense que pediram o 4-3-3 no Palmeiras depois do empate do sábado, porém esse esquema é muito perigoso ainda mais com esse trio de atacantes, e vou dizer minha opinião aqui.
1º Nessa formação é necessário uma obediência tática onde pelo menos um dos atacantes ou até dois tem que voltar para recompor o meio campo quando o time estiver sem a bola, e não é só voltar e fica cercando os zagueiros como o K9 faz, não tem que ter pegada jogar marcando forte, e nesse caso teria que ser o Ortigoza, formando um Pierre, Cleiton, Diego e Ortigoza no meio campo sem a bola, e com a bola ele se manda para o ataque formando o trio, mas a meu ver ele não conseguiria ter essa obediência tática de ficar voltando para recompor meio campo.

2º Os meio campistas tem que ser inteligentes com a bola, quero dizer que todos até o primeiro volante têm que ter um bom passe, e sabemos que apesar da garra e determinação do Pierre, ele não me acerta um passe de 10 metros, além da saída de bola ter que ser rápida para aproveitar os três atacantes praticamente mano a mano com a defesa, e o Diego Souza tem uma característica de prende o jogo, demora um pouco para soltar a bola, nessa formação o ideal para mim é dominar e tocar.

3º Pra dizer que eu não acho interessante a formação, eu até acho legal, quem não gosta de ver o Barça jogar? Porém lá eles têm um time que sem a bola até o Messi vira volante e a saída de bola é muito rápida, no Palmeiras poderia funcionar bem eu acho que com K9, Obina (se melhorar sua técnica) e Willians fazendo o homem que recompõem o meio quando o time esta sem a bola, e parte pra cima com velocidade quando o time tiver a posse de bola, mas no nosso meio campo o Pierre teria que melhorar seu passe e o Diego Souza soltar a bola com mais velocidade. E outra coisa nesse caso os atacantes que atacam pelos lados tem que ser rápido para o esquema ser mais efetivo então o ideal mesmo seria K9 centralizado e Willians e Marquinhos pelos lados e alterando de posição entre eles, mas sabemos que a fase do ultimo não é boa.

Mas não custa nada treinar, um time bem treinado pode dar certo, o Luxa tem opções legais no elenco caso cada jogador mostre pra que veio, mas sabemos que jogador brasileiro não é dos mais obedientes taticamente é por isso que jogadores como Robinho, por exemplo, não da certo em um Real Madrid, mesmo sendo titular na Seleção Brasileira.

Abraços nação Alviverde!

2 comentários:

  1. Se colocar o 4-3-3 arrebenta com os outros times. O futebol é feito de malucos assim, um começa com um esquema, depois de um tempo estão todos iguais, aí um coloca outro esquema e depois todos copiam. Quando um faz um esquema diferente até mesmo repetindo um do passado por um tempo ele pode fazer muito sucesso.

    Abs,
    Paguei a visita, quando puder volta lá no meu.. rs

    ResponderExcluir
  2. ei amigo ,

    Eu troquei o URL dele ele agora se chama "Escudo Verde" e o novo URL dele é

    http://escudoverde.blogpot.com !

    por favor insira na lista de seus blogs favoritos OK .

    PS : Ow melhor substitua o URL palestra alvi verde de sua lista e subistitua-lo pelo novo .

    ABÇ'S !

    ResponderExcluir