Do jeito que a imprensa fala parece que só os Gambás estão com projeto Libertadores 2010, mas o Palmeiras também já pensa na competição e o nosso projeto normalmente vinga enquanto lá já estão tentando há 99 anos.
Na ultima vez que o Palmeiras teve um projeto de verdade para Libertadores, fomos Campeões em 1999, onde realmente Palmeiras e Parmalat tinham um projeto para ganhar a competição. Montamos um elenco em 1998 e no ano da competição só trouxemos alguns reforços sem perde nenhum da base, deixando o time ainda mais forte.
O Palmeiras poderia ter ganhando mais Libertadores na época da Parmalat, mas acontece que só em 1999 tínhamos um projeto de verdade, em 2000 chegamos na final, mas o ano que foi feito tudo para ganhar foi no ano anterior, e nas outras edições que disputamos com a Parmalat (1994/1995) o Palmeiras priorizou mais excursões do que o titulo.
Depois que a Parmalat saiu o Palmeiras participou das edições de 2001, 2005, 2006 e 2009 da Taça Libertadores da América, e em todas essas edições o Palmeiras entrou só para participar, com o lema “O importante é competir”, se ganhar ótimo se não tudo bem como se ninguém ligasse.
Mas o impressionante é que graças à tradição e camisa do Palmeiras o time não fez tão feio, mesmo com os elencos fracos. Em 2001 chegamos à semifinal e o Boca Jr precisou de uma mãozinha da arbitragem para passar para final, em 2005 e 2006 o Palmeiras com um time muito inferior ao dos Bambis, só para ter uma idéia em 2006 quase fomos rebaixados no Campeonato Brasileiro, enquanto eles foram Campeões, os Bambis precisaram suar muito a camisa e de uma mãozinha da arbitragem para nos eliminar da competição, as duas vezes ainda nas oitavas-de-final.
Chegamos em 2009 e eu achei que realmente agora teríamos um projeto para a Libertadores, com o técnico consagrado e com vontade de ganhar a competição que ainda não conquistou para esfregar na cara dos que o criticam por ainda não ter ganhado a competição, mas por incrível que pareça, mesmo com um time melhor que das edições que citei, o LuxPOker conseguiu fazer mais feio.
Os erros começaram em 2008 quando ele mesmo montou o elenco para ser Campeão Brasileiro e disputar a Libertadores e no final ficamos com o misero quarto lugar graças ao tropeço do Flamengo na ultima rodada, e no final da temporada o elenco que ele montou se julgando bom não prestava mais e ele mando toda a base embora, do time de 2008 o Palmeiras manteve apenas três titulares sendo que dois já estavam lá antes do Luxpoker chegar.
LuxPoker então montou um novo time que por sinal é bom não é atoa que estamos na liderança do Campeonato Brasileiro, porém além de ter sido mal aproveitado por ele, o time claramente tinha sido montado para o campeonato nacional e não para a Libertadores, agora onde já se viu montar um time não visando a competição mais importante do ano.
O Palmeiras mesmo sendo o mais forte do grupo, se classificou no sacrifício na ultima rodada com um gol aos 42’ do segundo tempo, e em todos os jogos no Palestra que o time não ia bem, a culpa era de todo mundo, da torcida do time menos dele LuxPoker que cometeu um monte de erros. Veio à fase de mata-mata e o Palmeiras teve que se classificar nos pênaltis contra o Sport que hoje luta para não ser rebaixado, e nas quartas-de-final foi à gota d’água, o Palmeiras foi eliminado por um time muito mais fraco e ainda tivemos que ouvir da imprensa uruguaia que o Palmeiras era o time mais fraco brasileiro na competição graças à campanha sofrível na fase de grupos.
Nas edições de 2001, 2005 e 2006 apesar dos pesares fomos eliminados por times mais fortes e não para um time que se disputasse campeonato brasileiro lutaria para não cair, então reafirmo que apesar das melhores condições o Palmeiras fez sua pior participação na competição nessa década.
Mas em 2010 me parece que será diferente, finalmente teremos o tal planejamento que nos rendeu o titulo de 1999 quando o utilizamos. Temos um treinador top que apesar de não ter ganhado a competição, ele TRABALHA diferentemente o LuxPoker que dava treino de um período de 40 minutos por dia e as vezes nem era ele que dava o treino e sim o preparado físico. A base do time titular será mantida, dificilmente não teremos Marcos, Mauricio Ramos, Danilo, Figueroa (Wendel), Armero, Pierre, Edmilson e Vagner Love, e ainda temos a possibilidade de Cleiton Xavier e Diego Souza ainda ficarem pelo menos para a Libertadores. Bastando para o Muricy apenas completar o time com alguns reforços e sabemos que quando o Muricy indica o cara chega para resolver e não jogadores como Capixaba e Jumar.
A Diretoria continua empenhada do mesmo jeito que em 2009 a prova disso é que já estão pensando no elenco forte para a competição mesmo ainda não estando classificados, porém agora não terá um trabalho desperdiçando por um treinador, podemos até ser eliminados, mas por méritos do adversário.
Imaginem o Palmeiras com Marcos, Figueroa, Mauricio Ramos (Edu Dracena), Danilo e Armero; Pierre, Edmilson, Cleiton Xavier e Valdivia; Diego Souza e Vagner Love. Fora os reservas como Bruno, Souza, Maurício Nascimento, Sandro Silva e outros que chegaram com o aval do Muricy.
Ai sim finalmente depois daquela edição de 2000 o Verdão vai entrar em uma Libertadores para valer!!
Abraços Nação Palmeirense.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Com a chegada do Valdívia (se ele chegar) o Palmeiras vai ficar mais forte mesmo, o ponto de ser o favorito pra Libertadores. Só não acho legal colocar o D. Souza no ataque, pq aí ele não joga nada.
ResponderExcluirAbraços, gostei dos textos.
Grande Bruno , andei meio ausente por motivos de correria no meu blog mas eu acho que em 2010 , os gambás vão tomar o que merecem !
ResponderExcluirAbraços e também gostei dos textos !
http://escudoverde.blogspot.com